As 5 etapas para uma implantação de sucesso do eSocial.

Fala galera!

Vamos falar um pouco sobre o eSocial? Mais especificamente, sobre a Implantação do eSocial?

Bom, é muito comum eu receber várias perguntas de profissionais dizendo assim: “Professor, tem como me você me fornecer um check-list, um roteiro ou passo a passo de como eu devo fazer para implantar, de maneira segura e eficaz, o eSocial?”

Baseado nesse questionamento eu vou falar quais são as Cinco etapas, que eu considero fundamentais e utilizo no momento de fazer a implantação do eSocial.


A primeira etapa é o Diagnóstico do Software de folha de pagamento. Nessa etapa você precisa verificar se o sistema que você vai utilizar para fazer a geração do eSocial, está apto aderente ao leiaute que está sendo exigido pelo fisco.

A segunda etapa é muito importante, trata-se do mapeamento dos processos, ela é fundamental para que você tenha sucesso na implantação dessa obrigação tão robusta que é o eSocial, e para que assim você tenha um mapeamento feito de maneira adequada de todas as rotinas trabalhistas.

É importante e fundamental que você tenha uma parametrização do software de folha de pagamentos, segura e que obedeça ao que determina a legislação trabalhista e previdenciária. É muito comum a gente encontrar softwares que não estão atendendo a legislação e que tenha parâmetros equivocados.

Também temos pessoal. Treinamento e capacitação são fundamentais. Ou seja, é necessário que você treine a equipe, os envolvidos, capacite o pessoal, principalmente sobre a legislação, não somente sobre o uso da ferramenta. Pois, mais importante do que simplesmente prestar informação ao fisco, é garantir a qualidade dessa informação que está sendo prestada.

Agora você deve tá pensando “Mas, nesse check-list só tem quatro etapas, e foi dito que seriam 5.”

Pois bem. Outra etapa importantíssima, que para mim, a implantação do eSocial não funciona sem ela, é a conscientização da alta gestão da empresa. Se os gestores não entenderem a importância desse projeto, que ele precisa de um trabalho engajado, de uma equipe forte e comprometida tanto do pessoal de Recursos Humanos, como o pessoal do Departamento de Pessoal até a gestão da empresa, se isso não acontecer não teremos êxito na implantação do eSocial. E o que nós objetivamos com a implantação eficaz, é ter total sucesso com o uso dessa ferramenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *